Informações

Guia do Usuário

NOSSA MISSÃO
            A Biblioteca tem por objetivos organizar, disseminar e disponibilizar a informação, qualquer que seja a proveniência, nos mais diversos suportes físicos e virtuais. Facilitar e agilisar o acesso à informação, proporcionando condições aos usuários de ampliarem seus conhecimentos e satisfazerem todas as suas necessidades informacionais.
A Biblioteca é a base das atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais de uma universidade.
Nesse sentido a URI – Campus Santiago vem ampliando consideravelmente o acervo da Biblioteca Central Perseverando Bochi, com a participação do corpo docente e sugestões dos discentes, servindo de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. 
Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo,  aos serviços prestados e regulamento da biblioteca.

CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS LIVROS NAS ESTANTES
            O acervo da Biblioteca Central é composto de livros e folhetos (publicações com até 49 páginas), periódicos (jornais e revistas), fitas de vídeo, DVDs, CD-ROMs, obras de referência (enciclopédias, dicionários, catálogos, normas técnicas, monografias, teses, dissertações), mapas, atingindo todas as áreas do conhecimento.
A ordenação do acervo é feita pelas áreas do conhecimento, por assunto conforme a CDU (Classificação Decimal Universal) e pela tabela de autor Cutter.

CLASSES GERAIS DA CDU

0

Generalidades. Ciência e conhecimento. Organização. Informação. Documentação. Biblioteconomia. Instituições. Publicações

1

Filosofia. Psicologia

2

Religião. Teologia

3

Ciências sociais. Estatística. Política. Economia. Comércio. Direito. Administração e governo. Assuntos militares. Assistência social. Seguro. Educação. Folclore

5

Matemática. Ciências naturais

6

Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia

7

Artes. Recreação. Diversões. Esportes

8

Linguagem. Linguística. Literatura

9

Geografia. Biografia. História

A classificação segue uma ordem numérica (do 0 ao 9) e uma ordem alfabética (de A à Z), partindo do assunto mais geral para o mais específico e acompanhando a ordem dos sinais. 
O material catalogado na biblioteca recebe o número de chamada, que equivale ao endereço do livro na estante.
O número de chamada é formado pelo:

  • Número de classificação de assunto: retirado da tabela de classificação CDU, corresponde ao assunto da obra.
  • Número de classificação de autor: retirado da tabela de autor Cutter.

Ex.
Título: Ofício de mestre: imagens e auto-imagens
Autor: Miguel G. Arroyo
Número de chamada:  371.15 – número de classificação de assunto: educação
A778o – a letra A corresponde a primeira letra do sobrenome do autor com o número retirado da tabela Cutter e  a letra o (minúscula) é a primeira letra do título.

            ANOTAR ESSE NÚMERO, POIS É COM ELE QUE O LIVRO VAI SER ENCONTRADO NA ESTANTE.

            Os multimeios (fitas de vídeo, DVDs, CD-Roms) recebem antes do número de chamada a sigla do material:
FV + número de chamada – fita de vídeo
            DVD + número de chamada - DVD
CD + número de chamada – CD-ROM

            Os folhetos recebem a sigla FLH + número de chamada e as monografias, teses e dissertações são reconhecidas pela sigla T antes do número de chamada.

            A sigla REF remete ao material de referência.

            Todo material que possuir uma tarja vermelha (REC, que significa Registro Especial de Circulação) é para consulta local, não sendo permitido o empréstimo.

            O material bibliográfico é ordenado na estante iniciando na prateleira superior, da esquerda para a direita, em ordem numérica crescente e alfabética, respeitando a ordem dos sinais.

ORDEM NA ESTANTE

340
M671e

340:17
M671e

340(091)
M671e

340.12
M671e

341
M671e

342
M671e

 

           
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

            A pesquisa bibliográfica no catálogo pode ser realizada nos terminais de pesquisa da biblioteca ou pela Internet. O material pode ser recuperado por título, autor ou assunto.

            Para a pesquisa via web, entrar no site www.urisantiago.br, no link da Biblioteca e clique em Pesquisa.

            Para saber mais detalhes sobre o material pesquisado, clique sobre o título.

 

RENOVAÇÃO PELA INTERNET

            Para a renovação on-line entre no site da URI – Campus Santiago, clique no link CampusNET. Quando abre a janela é solicitado o número de matrícula, data de nascimento e o número da identidade (RG). Completados os dados clique em Conectar. Aparecerá a situação em que se encontram os livros. Clique em Renovar e esperar para confirmar a renovação e para ver qual é o dia da próxima renovação ou devolução.

            Renovando sempre pela Internet, quando aparecer o número 5 no local de renovação, devolver o livro, pois esgotou o prazo de renovação.

            Os livros podem ser renovados até dois (2) dias antes do vencimento e até as 23h. 

NOSSOS SERVIÇOS:
- Empréstimo: o empréstimo domiciliar é permitido somente para os acadêmicos, professores e funcionários cadastrados na Biblioteca. 
- Renovação: é realizada no balcão de atendimento com a apresentação do material,  ou através da Internet, no site da URI – Campus Santiago, no link da Biblioteca.
- Reserva: para ser reservado o material precisa estar emprestado. Pode ser feito diretamente no balcão de atendimento ou on-line. A reserva ficará disponível durante 24 h depois da devolução. Após este prazo a reserva cai e a obra volta para a estante ou passa para o próximo da lista de reserva.
- Serviços via web: são oferecidos os serviços de pesquisa, renovação, reserva, contato com a bibliotecária.
- Referência: atendimento ao aluno na busca da informação dentro da Biblioteca.
- Comut: o COMUT (Comutação Bibliográfica) é um serviço que oferece aos usuários acesso a documentos, tais como, artigos de periódicos, teses e dissertações, anais de congresso, através de uma rede de bibliotecas credenciadas. Respeitando a lei dos direitos autorais, são feitas cópias mediante o pagamento de um valor estabelecido pelo próprio COMUT e realizado pela bibliotecária.
- Bases de dados e bibliotecas digitais: ferramentas de busca, incluindo o Portal Capes, que auxiliam na procura de informações nas diversas áreas do conhecimento. Na página da Biblioteca encontram-se links de acesso a algumas bases de dados e bibliotecas digitais.
- Visita orientada: no início de cada semestre, os calouros de cada curso são levados até a Biblioteca Central para conhecerem e receberem orientação do uso e dos serviços oferecidos.


Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157