Informações

Perfil Profissional

A explicitação do perfil do egresso de Letras da URI deve contemplar os três grandes pilares de sustentação das competências do graduando: as competências comunicativa, analítico-reflexiva e pedagógica. O campo de atuação do profissional de Letras ultrapassa o domínio filosófico e científico dos estudos lingüísticos e literários para inserir-se no contexto mais amplo das relações sócio-político-culturais, que permeiam o ato da docência e a ação do pesquisador e do estudioso das Ciências da Linguagem. Essas ações demandam do egresso consciência das conseqüências de sua atuação no campo de trabalho e, correspondentemente, uma atitude de responsabilidade política e social.

Dimensão humana

Capacidade para compreender e interagir na sociedade em que vai atuar.
Visão crítica que lhe permita diferentes leituras da realidade em que atua, situando-se como elemento transformador.
Profissionalismo, encarando o magistério como profissão de dimensão social transformadora.
Competência para uso de tecnologia da informação aplicável ao ensino.

Dimensão técnico-científica

Formação de profissionais com ação intelectual competente, capazes de lidar, de forma crítica, com as diferentes linguagens nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
Competência para formar leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros lingüísticos, desenvolvendo potencialidades lingüísticas, culturais e estéticas.
Valorização da formação continuada.
Capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários que fundamentam sua formação profissional.

Dimensão intelectual

Competência para refletir teoricamente sobre a linguagem, para fazer uso de novas tecnologias e compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão articulam-se ao ensino nesse processo.Competência para atuar como professor, pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações lingüísticas.Domínio do uso da língua portuguesa e espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais.
Domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em língua portuguesa e em língua espanhola com base nos postulados dos estudos literários.


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