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Letras

Tendo em vista que a leitura é um dos meios mais importantes, na prática pedagógica, para novas aprendizagens e que o texto constitui-se como centro do processo de interação locutor/interlocutor, autor/leitor, construído a partir de recortes e perspectivas, as atividades relativas à gramática devem ocorrer sob uma perspectiva textual e reflexiva, bem como a literatura deve ser vista como um condicionante para a reflexão e melhor conhecimento de si e do mundo.
Assim sendo, não se pode mais pensar em um ensino da Língua Portuguesa e Literatura que não seja baseado no texto, uma vez que ambas são fenômenos eminentemente dialógicos, frutos do trabalho de linguagem de sujeitos históricos, bem como da ação interacional de sujeitos situados. Da mesma forma, não se pode esquecer do papel que a gramática exerce no processo ensino-aprendizagem. É preciso saber as regras da língua culta para que se possa ler e escrever corretamente, respeitando todas as normas da nossa língua. Porém, esse ensino gramatical deve ser repensado sob a perspectiva da educação linguística, buscando novas maneiras que qualifiquem o mesmo e motivem nossos aprendizes.
Sob tal perspectiva, o plano de trabalho de Letras PIBID, justifica-se pela constituição de quatro unidades didáticas: leitura, produção textual, análise e funcionamento lingüístico e literatura.

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