Notícias

Tecnologia: 8 dicas eficientes para usar a tecnologia em sala de aula

22/02/2013

As tecnologias estão cada vez mais presentes nas salas de aula e rotina de estudos dos alunos. Isso não significa, porém, que seu uso é feito de maneira eficiente ou com verdadeiro aproveitamento por parte dos docentes e dos estudantes. Para tanto, é necessário muito mais do que equipamentos de última geração ou os melhores softwares. Confira a seguir oito dicas que podem fazer a diferença em suas aulas:

 

8 dicas eficientes para usar tecnologia em sala de aula: 1. Faça uma viagem virtual
 Pode ser que não seja possível levar seus alunos para um passeio no Museu do Louvre ou para conhecer a geografia da Ásia, mas isso não significa que eles devem ser privados de tais experiências. Utilizando aplicativos ou programas como o Google Maps, por exemplo, você pode levá-los para uma viagem virtual inesquecível.
  

 

 2. Todos devem interagir
 A interação online é uma ótima oportunidade para que todos os alunos possam participar das aulas e demonstrar seus conhecimentos e dúvidas. Essa iniciativa é especialmente útil para estudantes mais tímidos ou reservados.
  

 

 

3. Colabore com a sala
 O uso das tecnologias permite que os estudantes sejam ainda mais influentes e participantes do processo educativo. Há inúmeras possibilidades de projetos possíveis para esse tipo de iniciativa, como trabalhos em equipe, discussões e debates com pessoas de outras escolas ou até mesmo países, com o uso de plataformas como o Skype.

 

 

4. Brainstorm com as ferramentas certas
 Os alunos são a fonte das respostas por melhores métodos ou iniciativas para as aulas. Para identificar as respostas, faça brainstorms com eles de maneira eficiente, com as melhores ferramentas para identificar e desenvolver as ideias.
  

 

 

5. Use mais de um monitor
 Usar mais de um monitor pode ajudar você a organizar melhor suas tarefas e a dinâmica da aula.
  

 

 

 6. Conheça novos aplicativos
 Atualize seus alunos e colegas de trabalho com as novidades nas tecnologias educacionais.

 

 

 

7. Eduque-se
 As tecnologias mudam rapidamente, o que significa que você deverá se atualizar com certa frequência para que consiga acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
  

 

 

8. Se organize
 Uma vez que você tenha se acostumado com as tecnologias e a maneira como as utiliza em sala de aula, é hora de se organizar. Crie uma rotina que inclua a interação com os alunos de maneira produtiva fora dos momentos de classe e veja o que outros professores e instituições estão fazendo.

 

 

 

Fonte: Universia Brasil


Esta notícia foi visualizada 713 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157