
Notícias
Após período de luto, bares e casas noturnas de Santa Maria se preparam para ret
25/02/2013
Ao se encerrar, nesta segunda-feira, o luto oficial pela morte de 239 pessoas no incêndio na boate Kiss, Santa Maria depara com uma associação constituída para as vítimas da tragédia e com a promessa de fiscalização intensa em bares e casas noturnas da cidade.
A partir de terça-feira, se estiverem com a documentação em dia, os estabelecimentos poderão reabrir as portas. O Diário de Santa Maria entrou em contato com 10 locais, e seis empresários afirmam estar com os alvarás regularizados. Porém, apenas um deve retomar as atividades amanhã. A maioria está em reformas e deve voltar a funcionar entre março e abril.
Durante os 30 dias de luto, alguns empresários aproveitaram para fazer melhorias em suas casas noturnas, como abertura de novos acessos e reforço na sinalização de saídas de emergência, entre outros aspectos. De acordo com o secretário de Controle e Mobilidade Urbana de Santa Maria, Miguel Passini, nesta segunda os fiscais da prefeitura irão a todos os estabelecimentos.
A força-tarefa de fiscalização começou no dia 13 e segue uma determinação do Ministério Público Estadual (MPE), de 1º de fevereiro, para que todos os locais públicos e privados onde haja aglomeração na cidade sejam fiscalizados. Até a tarde de sexta-feira, 64 estabelecimentos haviam sido visitados. Os primeiros foram os clubes. O trabalho seguiu com as casas de festas, restaurantes e Centro de Tradições Gaúchas (CTGs). Os próximos serão escolas, cursinhos e igrejas.
Ao final das vistorias, a prefeitura vai enviar relatório completo ao MPE. A mesma solicitação foi feita pelo órgão aos bombeiros, que receberam prazo de 30 dias, a contar da recomendação, para emitir um relatório sobre os estabelecimentos.
Esta notícia foi visualizada
457 vez(es).
Mais notícias