Notícias

Quer falar melhor em público?

01/03/2013

Se pretendes comunicar de uma maneira mais eficiente no trabalho, fica a conhecer 5 passos que te farão falar com mais segurança e confiança:

 


1.Sê amável, mas firme
 Não é preciso gritar ou ser mal-educado para fazermos valer a nossa opinião. Podemos comunicar a nossa ideia – mesmo quando não concordamos com a outra pessoa – de uma maneira cortês. O segredo para isso é sermos firmes e diretos na devida altura.
 
 

 

2. Usa o tom de voz adequado
 Escolhe o tom de voz correto para comunicar. Presta muita atenção ao ritmo, volume e tom da tua voz. Falar muito rápido e alto demonstra ansiedade. Falar muito baixo e com muitas pausas indica timidez e insegurança. Por outro lado, falar de forma serena e modulada indica equilíbrio e poder.
 
 

 

3. Olha nos olhos
 Quem olha para baixo ou para o lado enquanto fala demonstra timidez, insegurança ou até mesmo desonestidade. Quando acreditas naquilo que dizes, olhar a outra pessoa nos olhos ocorre de uma maneira mais cómoda e natural. Olhar nos olhos da outra pessoa indica poder e segurança.
 
 

 

4. Controla a tua linguagem corporal
Mantém o corpo erguido, cabeça ao alto, ombros relaxados e braços descruzados. Esta seria a postura mais relaxada de uma pessoa que está satisfeita consigo mesma. Além disso, projeta poder sem ser de uma forma agressiva. Curvar o corpo, baixar a cabeça, cruzar os braços e esconder as mãos enquanto falamos transmite insegurança independentemente daquilo que estamos a tentar comunicar.
 
 

 

5. Utiliza o tempo que precisares
 Muitas vezes respondemos a uma pergunta de forma automática, sem pensar. Lembra-te sempre que antes de responder é preciso no que realmente desejamos dizer. Se a outra pessoa insistir, diz-lhe amavelmente que precisas de um minuto para pensar. Diz-lhe as vezes que forem necessárias até que capte a mensagem.
 

 


 

 

Fonte: Universia Brasil

 

 


Esta notícia foi visualizada 784 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157