Notícias

Dia Mundial da Água: acadêmicos da URI em escolas

22/03/2013

Você sabe quantos litros de água são utilizados para fabricar uma calça jeans? E um celular? E um quilo de arroz? Este e outros dados estão sendo expostos para crianças da escola Thomás Fortes e colégio Monsenhor Assis, em Santiago, instituições onde existe o programa PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Além disso, os alunos estão conferindo maquetes de uma casa sustentável e um painel demonstrativo da distribuição de água em nosso planeta, até mesmo, para que todos saibam que existe apenas 1% de água potável.

 

Todo este trabalho do curso de Ciências Biológicas, que acontece desde a quinta-feira, 21, deve-se ao Dia Mundial da Água, data comemorada anualmente em 22 de março para chamar a atenção sobre a importância da água doce. Aliás, 2013, é o Ano Internacional de Cooperação Pela Água. A principal tarefa que a comunidade internacional enfrenta hoje, no campo dos recursos hídricos, é a transformação de obrigações assumidas em ações concretas que devem ser implementadas para benefício das pessoas, dos ecossistemas e da biosfera de maneira geral. Criar oportunidades de cooperação na gestão da água entre todas as partes interessadas, bem como aprimorar a compreensão sobre os desafios e os benefícios da cooperação pela água, são ações que podem ajudar na construção de respeito, entendimento e confiança mútuos entre os países, e também na promoção da paz, da segurança e do crescimento econômico sustentável, disse a UNESCO em seu site.

 

A maquete, o painel e demais objetos confeccionados pelos pibidianos estarão expostos nesta sexta-feira, 22, na Universidade, no prédio 04, próximo ao bar, e também, no hall do Salão de Atos, antes do espetáculo A Incrível Arte de Vender 2, no turno da noite.

 

Em entrevista à Rádio da URI, a acadêmica Carla Silveira Moro e a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Ana Cristina Biermann, contaram aos ouvintes, que para produzir uma calça jeans, são utilizados 15 mil litros de água, para produzir um quilo de arroz, 2.500 litros e um celular, 16 mil litros, levando em conta, todo o processo de produção. Elas também reafirmaram a necessidade em trabalhar este assunto desde as primeiras séries. “Importante a gente trabalhar com a criança, porque ela vai estar cobrando”, disse a professora Ana, salientando que a meta é atingir as crianças com essas ações para que elas entendam, desde agora, a importância do desenvolvimento sustentável.

 

Foto: divulgação

 

 

Postado por Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 534 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157