Notícias

Google Glass mostra um novo mundo

27/03/2013

Em pouco tempo, para acessar a internet não será mais preciso acionar comandos em um aparelho que você carrega no bolso ou na pasta. Os smartphones e os tablets de hoje darão lugar a dispositivos que permitirão interagir de forma mais intuitiva e natural com as tecnologias existentes, como é o caso do Google Glass, um dos exemplos mais consistentes desta tendência.

Óculos inteligente desenvolvido pelo Google, o gadget ainda nem chegou ao mercado, mas já está causando furor entre os nerds. Conectado à internet via redes Wi-Fi, conta com dispositivos que medem e interpretam a aceleração dos movimentos do usuário e pode ser controlado até por comandos de voz.

Com lançamento previsto para 2014, o equipamento está em fase de testes. As primeiras unidades da Explorer Edition, voltada aos desenvolvedores, serão vendidas ainda este ano, ao preço de US$ 1,5 mil.

— O Google Glass traz um novo modelo de interface. Permite que o computador identifique e participe do contexto do usuário. Com ele, o computador consegue ouvir o que você ouve e ver o que você vê — explica Sérgio Cavalcante, superintendente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Segundo o especialista, o gadget transforma em realidade, depois de décadas, uma ideia experimentada pela indústria desde 1966:

— Vai mudar bastante a forma como as pessoas se relacionam com o computador. E vai ajudar a mudar a relação das pessoas com o mundo.

Junto com um relógio que está em desenvolvimento pela Apple, o óculos surge como um possível símbolo da emergente "tecnologia de vestir", com os seus "wearable gadgets" ("aparelhos de vestir").

Para Almir Meira Alves, coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção 2.0. da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), o Google Glass poderá inspirar a criação de outros produtos do mesmo gênero.

Por: Joao Leones

Fonte: ClicRbs


Esta notícia foi visualizada 493 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157