Notícias

Secos & Molhados completa quatro décadas

08/04/2013

Ninguém esperava. Pouca gente entendeu. Mas todo mundo gostou.

Com uma postura que variava entre a transgressão e o deboche, misturando MPB com vertentes do rock em apresentações incendiárias, há 40 anos os Secos & Molhados tomavam de assalto o cenário da música brasileira. E deixavam uma marca até hoje indelével no imaginário musical brasileiro.

O disco de estreia, que completa quatro décadas de lançamento em agosto, começou a ser gestado nas dependências do Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, no início de 1973. Na época, Ney Matogrosso, João Ricardo e Gerson Conrad já eram conhecidos dentro do circuito underground, protagonizando shows cada vez mais lotados e comentados. A boa propaganda boca a boca levou o trio a fechar contrato com a gravadora Continental e entrar em estúdio.

Três meses depois, o álbum homônimo com a icônica capa do fotógrafo Antônio Carlos Rodrigues (confira no quadro ao lado) chegava às lojas. Mesmo em um momento de renovação no rock brasileiro, com a saída de Rita Lee dos Mutantes e a estreia de Raul Seixas com Krig-ha, Bandolo!, o impacto entre a crítica e o público foi grande.

De saída, Secos & Molhados vendeu mais de 300 mil cópias, número digno de Roberto Carlos, o maior vendedor de discos da época.

A audácia das composições e as performances provocativas de Ney Matogrosso, que surgia no palco requebrando-se com pouca roupa e visual andrógino, invariavelmente causavam problemas com a censura. Gerson Conrad lembra que era comum um show do trio ser liberado para São Paulo e barrado em outra cidade sem muitas explicações.

Ney Matogrosso, que desde a dissolução do grupo, em 1974, jamais deixou de incluir as canções dos S&M em seus shows, considera o álbum mais do que seu debut como cantor profissional.

 

Por: João Leones

Fonte: Zero Hora


Esta notícia foi visualizada 890 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157