Notícias

Dicas desta segunda no 106 nas Férias

19/01/2015

- Seja férias ou não, a alimentação é muito importante em nossas vidas, ou melhor, a boa alimentação.


Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:
1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.
2) Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
3) Quantidade: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
4) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.
5) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.


Se no período de festas, feriados, ou até mesmo no final de semana você escorregou, dê a volta por cima, nada de preocupar-se muito. Evite tomar medidas drásticas que podem prejudicar a sua saúde.



- A dica é se organizar na hora de ir às compras do material escolar de 2015. Representando as livrarias, a Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) recomenda comprar ainda em janeiro, para aproveitar os estoques. Quando os lojistas repuserem as mercadorias, deverão pagar mais, porque os produtos à base de papel são cotados em dólar. Segundo a AGV, quem deixar para a última hora, corre o risco de pagar 15% a mais do que em 2014. Algumas dicas:


1) Antes de ir às compras, verifique o que sobrou do ano passado e ainda pode ser usado. Converse com o seu filho. Não é necessário ter tudo novinho a cada início de ano.

2) Procure os colegas de aula e os vizinhos. Às vezes, é possível trocar ou comprar livros didáticos já usados uns dos outros. Antes, confira se é o exemplar que foi recomendado pela escola.

3) Tente pagar à vista. Se estiver apertado, compre a prazo mas de maneira que não afete o orçamento.

4) Não caia na tentação de comprar o que não for usar. Uma das estratégias é se abastecer só para o primeiro semestre.



- Tudo bem que os buffets de sorvete até podem continuar com o seu lugar cativo, mas nada tem mais a cara desta alta temporada do que os picolés. Ou, melhor, as paletas. A onda de sabor no palito voltou a ganhar força, em partes, graças à chegada das paletas mexicanas no Brasil, há quatro anos, que nada mais são do que picolés com formatos mais avantajados do que os comuns e com diferentes recheios, na maioria naturais, livres de conservantes. As paletas custam, em média, de R$ 6 a R$ 10. Mesmo sendo quase o dobro dos industrializados, é bem comum encontrar filas pelos quiosques, principalmente nos shoppings. A diversidade de sabores é o que acaba chamando mais a atenção: vai do morango com leite condensado à torta de limão passando por ameixa preta e paçoca, incluindo aqueles sem lactose.

 

 

A sensação do verão

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 323 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157