Notícias

106 nas Férias desta terça: lembramos dos dois anos da tragédia da Kiss

27/01/2015

- Dica de ensino aos estudantes: O estudante que se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), pode escolher até duas opções de curso, mas deve ficar atento às chamadas e prazos para matrícula. Nesta edição, o ProUni oferece 213.113 bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior. As inscrições vão até o próximo dia 29. O candidato se inscreve no ProUni usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Uma das condições é ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e não ter tirado zero na redação. Para obter a bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo. Para bolsa de 50%, vale renda até três salários mínimos. A primeira seleção de 2015 do ProUni, terá duas chamadas. O resultado da primeira seleção será divulgado no dia 2 de fevereiro na página do ProUni na internet e pelas instituições participantes do programa. O resultado da segunda chamada sairá no dia 19 de fevereiro. Os pré-selecionados devem ir à instituição selecionada levando documentos que comprovem as informações da ficha de inscrição. A pré-seleção assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando a efetivação à aprovação nas fases posteriores e à formação de turma no período letivo inicial do curso. Podem participar da seleção os candidatos sem diploma de curso superior. Os estudantes ainda devem atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista; ser pessoa com deficiência, ou professor da rede pública em educação básica; e concorrer a bolsas exclusivamente de licenciatura.

 

- Dois anos do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, e muita coisa mudou na cidade de aproximadamente 260 mil habitantes localizada na região central. Entre pontos positivos e negativos, alguns ganham destaque e acabam virando notícia. Existe, agora, um maior cuidado com a segurança em espaços públicos e privados, e o santa-mariense passou a observar os locais que frequenta. Quem costuma ir às casas noturnas da cidade, por exemplo, tem encontrado mais sinalização, saídas de emergência e respeito às lotações máximas. Para garantir essa segurança, um grupo sem qualquer ligação formal com o Estado ou com o município foi formado especificamente para fiscalizar o cumprimento das regras vigentes. São sobreviventes do incêndio e amigos de vítimas que se uniram para evitar novas tragédias. E, não é só Santa Maria que deve ficar atenta à segurança dos lugares existentes para diversão e outros fins: Todos devemos zelar pela segurança, afinal, isso evitará novas tragédias.

 

106 nas Férias relembrou os dois anos da maior tragédia gaúcha

 



- Esta notícia é para nós mulheres: Um estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) sobre o impacto da extensão do IPI para atacadistas do setor dá como certa a subida de preços dos produtos. O aumento médio de preços está calculado em 10,8%, sendo que batons e esmaltes terão reajuste de mais de 12% e itens de perfumaria devem ficar 8,3% mais caros. A associação quer apresentar os dados ao governo federal para negociar a imposição da alíquota. A decisão da extensão do IPI para atacadistas de cosméticos faz parte do pacote de reajuste fiscal anunciado na semana passada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 323 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157