Notícias

Dá para passar noções de economia aos pequenos. Um dos assuntos do 106 nas Féria

02/02/2015

Saúde: Mudanças bruscas de temperatura: quem mais sofre com as mudanças bruscas na temperatura são crianças e idosos, extremos de idade que tem em comum a imunidade baixa  ou um sistema respiratório frágil.  Uma boa hidratação, que inclui ingestão de frutas, legumes e verduras com bastante água, é fundamental para melhorar a imunidade, principalmente se o clima estiver seco. Mesmo não sentindo sede, carregue uma garrafinha de água com você e dê pequenos goles de tempos em tempos.

 


- Alimentação: Enlatados, congelados, pratos semiprontos e processados surgiram para agilizar o preparo da refeição e dar conta de alimentar a população. Acontece que, no meio de tantos novos produtos que surgem a todo instante, perdemos a noção do que é de fato mais saudável. Algumas dicas para você mudar seus hábitos de compra:


1 Evite pôr no carrinho produtos com ingredientes difíceis de pronunciar
A lista de ingredientes de um produto espichou com a industrialização. Pegue um pão, por exemplo, que tem na sua composição básica farinha, água e sal. Para durar mais e ficar bonito, ter uma cor apetitosa e se manter cheiroso e macio são acrescentados corantes, acidulantes, edulcorantes, emulsificantes e outros "antes". Qual o problema disso? "Esses componentes, tanto artificiais como naturais, são controlados e não fazem mal à saúde, mas não devem ser ingeridos em excesso".



2. Elabore uma estratégia para facilitar suas compras
Crie o hábito de fazer suas compras sempre nos mesmos lugares (é bom ser mais de um para fazer a comparação de preços entre eles). Vale a pena criar um vínculo com um supermercado, porque você acaba conhecendo os funcionários e pode cobrar a qualidade dos serviços, exigir preços melhores e solicitar informações de produtos.



3. Evite produtos que aleguem vantagens sensacionalistas para sua saúde
Observe se o produto tem quantidades controladas de açúcar, sal e calorias - porque de nada adianta uma bolacha ter muito açúcar ou gordura, por exemplo, e ser enriquecido com alguma vitamina.

 


 


- Dá para passar noções de economia e finanças aos pequenos. Algumas dicas.

Conversa boa
Por volta dos 2 anos e meio, a criança já começa a pedir aos pais que lhe comprem alguma coisa. Aproveite esse momento para falar sobre o tema.

 



Moedas e cédulas
Mostre a variedade e ensine que não pode rabiscar, rasgar ou molhar as notas, nem esconder ou perder as moedas.

 



De onde vem
Em uma linguagem acessível, conte o que você faz e como funciona o processo de trabalhar para receber a remuneração no fim do mês.

 



O valor das coisas
Os filhos precisam entender que o que vale é o processo para alcançar algo, não somente um bom resultado a qualquer preço. Ter notas boas não deve ser um jogo de resultados premiados.

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 348 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157