Notícias

106 nas Férias desta quinta-feira

05/02/2015

- O horário de verão, em vigor desde 19 de outubro, termina no domingo, dia 22. Quando for meia noite de segunda-feira, o relógio deve ser acertado e voltar às 23h de domingo – estendendo o final de semana em uma hora. Pela lei, a mudança no horário deve começar no terceiro domingo de outubro e terminar do terceiro domingo de fevereiro, porém, como dia 15 é carnaval, o término foi adiado para a semana seguinte para que os foliões não esqueçam de ajustar os relógios. O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal.

 

Curiosidades:

Em 1º de outubro de 1931, no governo de Getulio Vargas, foi a primeira vez em que o horário de verão foi adotado no país. Batizado com o nome de Horário de Economia de Luz no Verão, abrangia todo o território nacional.

 

5% é a economia obtida no horário de pico (das 19h às 22h) durante o horário de verão, segundo o Operador Nacional do Sistema, órgão que controla a geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.

 

6 hábitos que podem prejudicar seu sono, se efetuados próximos ao horário de dormir: tomar chá preto, tomar café, fazer exercícios físicos, comer muito no jantar ou ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente e ler livros ou ver filmes muito estimulantes.

 

 


- Com os termômetros passando habitualmente dos 30ºC, o alívio se resume a usar o ar-condicionado, principalmente quando se vive em grandes cidades. O ar-condicionado não faz mal – desde que o aparelho não seja usado em excesso e esteja nas condições ideais de limpeza.

 

A falta de limpeza e de manutenção correta e constante do ar-condicionado não apenas diminui a renovação do ar, mas provoca um acúmulo de sujeira. Além disso, durante o processo de refrigeração ocorre a condensação de água, que, líquida, acaba por se acumular no interior da máquina, favorecendo o surgimento de muitos fungos e bactérias. Esses dois fatores costumam responder pelo agravamento dos quadros de moléstias respiratórias como asma, rinite, sinusite e doença pulmonar obstrutiva crônica. A limpeza completa do ar-condicionado – motor e todos os dutos – deve ser feita, em média, de 30 em 30 dias.

 

Outro cuidado a ser tomado tem relação com o ambiente em que o aparelho está instalado. Em salas com carpete, por exemplo, a circulação e a renovação do ar são muito importantes, pois o carpete acumula grande quantidade de sujeira, ácaros e fungos.

 

A temperatura ideal é por volta dos 21ºC. Mas o que acontece é que muitas pessoas, ao chegar da rua, com muito calor, acabam ligando o aparelho em uma temperatura mais baixa. Além de gastar muito mais energia, a diferença brusca de temperatura pode prejudicar a saúde, causando choque térmico.

 

 

- O carnaval está chegando e com ele dias de festa, música e muita alegria. Seja qual for o seu destino para curtir uma das maiores festas populares do Brasil, é preciso planejar e não deixar os preparativos para a diversão para a última hora. Nas datas festivas os preços de hospedagens e passagens costumam aumentar, por isso pesquisar os preços e fechar pacotes com antecedência podem ajudar a não comprometer o orçamento e nem prejudicar o pagamento de suas contas nos próximos meses. Pense em diversões que cabem no bolso: Parques, carnavais de rua e apresentações podem ser uma opção para curtir com a família sem comprometer o orçamento.

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 316 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157