Notícias

Hemocentros precisam de sangue. Um dos assuntos do 106 nas Férias

10/02/2015

- Quem foi ao Hemocentro do Estado na segunda-feira (9) encontrou um ilustre doador: José Ivo Sartori. O governador, que já era doador em Caxias do Sul, visitou o local. Nesta época do ano, os estoques estão baixos e precisam ser abastecidos para o feriadão do Carnaval.

 

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50 quilos. É preciso estar bem alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e ter dormido pelo menos seis horas antes da doação.
 

Confira o que é preciso para doar sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Portar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais);
- Pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum e ter alimentação não gordurosa;
- Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

 

 

- Diversas instituições brasileiras públicas e privadas fazem nesta terça uma programação para lembrar o Dia Mundial da Internet Segura. Com o tema "Vamos criar uma internet melhor juntos", a ação é feita em mais de 100 países e tem como proposta mobilizar crianças, adolescentes, pais e educadores para criar um ambiente virtual seguro e alertar os internautas para os perigos de expor informações pessoais na rede.

 

No Brasil, a data será marcada pela apresentação de 61 atividades como palestras, aulas, debates e exibição de filmes, com o engajamento de 40 instituições. A expectativa é reunir cerca de 42 mil pessoas em 44 cidades de todos os estados.

 

Na página do evento, há jogos e vídeos sobre segurança na internet. A ação também disponibiliza a Cartilha de Segurança para Internet, que contém recomendações e dicas sobre como os usuários podem aumentar a segurança na rede. A cartilha traz informações sobre privacidade, redes sociais, contas e senhas, entre outros temas. O material é acompanhado de um conjunto de slides que podem ser usados em palestras e aulas.

 

Curiosidade: Em relação às situações de risco vividas online, 38% das crianças e dos adolescentes, entre 11 anos e 17 anos, adicionaram pessoas que nunca conheceram pessoalmente à sua lista de amigos ou contatos nas redes sociais.




 

- Quem recebeu a conta de luz em janeiro já percebeu: o preço da energia elétrica é de deixar o cabelo em pé. E é bom preparar o bolso, foi só o primeiro de três aumentos que devem ocorrer ainda em 2015. Para clientes da AES Sul, empresa que atende 118 municípios da região centro-oeste do Estado, a alta deve chegar a 66% este ano.

 

Consumidores da RGE e CEEE também terão reajustes expressivos, 50% e 37%.

 

O principal fator de aumento da luz será o fim do aporte do Tesouro Nacional à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encargo embutido na conta. Até o ano passado, era pago pelo governo, evitando que fosse repassado aos consumidores. Agora, essa cobrança volta para tarifa.
Cada companhia de energia tem um reajuste específico porque o cálculo para aumento de tarifa leva em consideração, entre outras coisas, a situação financeira de cada uma e os prazos dos contratos de compra de energia.

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago




Esta notícia foi visualizada 332 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157