Notícias

Conexão 106: convite para palestra na noite desta quinta

19/03/2015

- O Diretório Acadêmico de Farmácia “Liana Pedrolo Canterle”, da URI Santiago, organizou uma palestra com o tema “Movimento Estudantil da Farmácia: histórico & perspectivas”, a ser realizada nesta quinta (19), às 21h, no Auditório da URI. A palestrante será a estudante Júlia Dalla Corte Vaz, coordenadora da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia – ENEFAR. A Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia é a entidade nacional construída pelo movimento estudantil de farmácia (MEF) para organizar a luta dos estudantes do curso. “Entendemos que a organização dos estudantes é fundamental à luta pela transformação da universidade em um espaço crítico e diretamente ligado às necessidades da imensa maioria do povo brasileiro”, declarou a acadêmica de Farmácia da URI Santiago e presidente do DA, Fernanda Fávero Alberti. Para a coordenadora do curso, professora Lenise Lima, “Iniciativas como essa demonstram o protagonismo de nossos estudantes no sentido de contribuir e construir um curso cada vez melhor, o qual está alicerçado na realidade do profissional farmacêutico e voltado para as necessidades da comunidade onde vivemos”.

 

- Na última segunda (16), às 21h30min, foi inaugurada a sala de leitura do curso de Enfermagem. O espaço tem como objetivo principal acolher os alunos durante o intervalo das aulas dos turnos da tarde e da noite, principalmente os alunos que residem fora de Santiago. “Entretanto, é importante ressaltar que a disponibilização do espaço será oportuna para todos os alunos em outras atividades, como orientações, leituras, discussões, debates, além de realização de trabalhos acadêmicos”, comemorou a coordenadora do curso, professora Sandra Ebling.

 

 

Foto: NUCOM

 


- O governador José Ivo Sartori anunciou nesta quinta-feira (19), em Porto Alegre, mais um decreto para corte de gastos e tentativa de equilíbrio das finanças do Rio Grande do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial e prevê ajustes no orçamento deste ano para as secretarias estaduais. Os ajustes financeiros devem implicar economia em torno de 20%, segundo projeção do Palácio Piratini.

 

A mudança no orçamentos das secretarias pretende reduzir a crise financeira do estado, que tem um déficit estimado em R$ 5,4 bilhões. Com as novas medidas, a economia deve ser de R$ 600 milhões, segundo o governador. Entretanto, conforme Sartori, o novo decreto não deve afetar novos investimentos e as áreas de saúde, educação e segurança serão “prioridades”.

 

Para Sartori, "Devemos ser transparentes e dizer a verdade. A crise vai levar muito tempo pra ser resolvida. As finanças não chegaram ao limite, passaram do limite. O poder público gastou mais do que arrecadou".

 

- Nesta quinta (19), estará acontecendo o Treinamento do Portal de Periódicos da Capes para a turma do Direito- noturno (9º semestre), após o intervalo. O mesmo será ministrado pelo professor Luis Felipe Lauer e pela bibliotecária Eliziane Lopes.

 


- Hoje é o Dia Mundial do Artesão estabelecido pela ONU: Nesta quinta (19), ocorreu a Feira do Artesanato, em homenagem ao Dia do Artesão. Foi na Praça Moises Viana, sendo organizada pela Casa do artesão, junto do SINE, Associação dos Artesãos de Santiago e Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Parabéns artesãos pela data, continuem sempre produzindo peças maravilhosas, cheias de sentimento e  que encantam nossos olhos!

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago

 


Esta notícia foi visualizada 312 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157