Notícias

Redação 106: Santiago conta com importante comitê

08/05/2015

URI Curso de Medicina levou dirigentes da URI a Brasília: O reitor da URI, Luiz Mario Spinelli e o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, integraram a comitiva de reitores das quatro universidades comunitárias que foram cadastradas pelo MEC para obtenção de cursos de Medicina. No MEC os dirigentes foram recebidos e reuniram-se com o secretário nacional executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa e a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Wendel Abramo. O reitor Luiz Mario Spinelli explicou que no momento em que estão para serem implantados novos cursos de Medicina no Rio Grande do Sul, deveria ser destacada a importância das Universidades Comunitárias sediadas nos municípios escolhidos, como é o caso da URI em Erechim.

 

Foto: divulgação

 

 

Santiago A professora Liana Canterle é a representante da URI no Comitê de Prevenção do Óbito Fetal, Infantil, Materno e de Mulheres em Idade Fértil do Município. Na última semana, ocorreu reunião com todos os integrantes. Uma das ideias a partir de agora é divulgar este comitê e os meios para que possamos reduzir e prevenir os óbitos infantis e maternos em Santiago. 

 

Conforme Liana, o município, através da Secretaria de Saúde e Centro Materno Infantil, chamou algumas entidades, entre elas a URI, para participarem do comitê. Após análise dos óbitos infantis/ maternos durante o ano, a secretaria busca saber as causas dos óbitos e se eles poderiam ter sido evitados.

 

O comitê, que foi reativado, possui um telefone se caso alguém conheça uma situação delicada, por exemplo, uma gestante que não tenha procurado o pré-natal. O número é o 3251 0104 (vigilância epidemiológica). 

 

Para a professora, é muito interessante participar do comitê, “pois trabalho com saúde coletiva no município, e no curso de Farmácia, ministro disciplina de epidemiologia e saúde publica, o que vincula o conhecimento da Universidade com a aplicação prática”.

 

Parceiros (entidades): URI, Conselho Tutelar, HCS, Hospital Militar, Centro Materno, Vigilância Epidemiológica, Polícia Civil, Pastoral da Criança, Secretaria de Desenvolvimento Social, Programa Primeira Infância Melhor e Conselho Municipal de Saúde.

 

Foto: NUCOM


URI Vai até esta sexta-feira o III Seminário Internacional O Direito e a Sociedade em Movimento. O seminário conta com programação esta tarde, quando ocorreu a palestra “O direito penal do inimigo, criminalização de protestos e os novos desafios para a criminologia”, com Marcelo Oliveira de Moura, professor da UCPEL. E, às 15h acontece a palestra “A Criminalização do migrante como retrocesso a um modelo de direito penal do autor: contornos biopolíticos”, com Maiquel Dezordi, que é professor da UNISINOS. Às 19h30min, o seminário terá a palestra “A Rua está para o direito assim como o direito está para a rua?”, com Eduardo Marinho- filósofo das ruas. Também, à noite, haverá o lançamento da revista jurídica do curso “Direito, Justiça e Cidadania- volume 11”.

 

Eduardo Marinho nasceu numa família de classe média, tendo uma vida confortável. Passou em concurso público, foi aprovado na faculdade de direito. Porém, largou tudo para buscar um sentido para vida. Encontrou a felicidade na simplicidade.

 



Santiago A partir desta sexta-feira, 08 de maio, o teatrólogo Jones Diniz vai ministrar uma Oficina de Teatro, que acontecerá na Estação do Conhecimento a partir das 18h, numa promoção do Departamento de Teatro do Centro Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora. Informações pelo fone 3251-2362.

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 552 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157