Notícias

Momento Ciência da Computação desta semana

18/08/2015

Por que a bateria dos smartphones acaba tão rápido? No Momento Ciência da Computação tentaremos explicar:

 

 

Estar conectado à internet não gasta apenas o pacote de dados 3G ou 4G, demanda também um esforço maior da bateria. A culpa é dos aplicativos que mantêm a atividade, como o Facebook, o e-mail e o WhatsApp.

 

Além da conexão de rede de dados, estar em um lugar com pouco sinal da sua operadora faz com que o aparelho precise “gritar” para se comunicar. Quanto menor o sinal, mais bateria se gasta.

 

 

Uma forma de ajudar a poupar bateria é desligar as conexões Wi-Fi, 3G/4G, GPS, Localização e Bluetooth enquanto não estiver utilizando. Quando estiver completamente sem sinal, aproveite e desligue o aparelho, ou ative o modo avião.

 

Quanto à tela, saiba que ela é a maior vilã das baterias e quanto maior ela é, mais ela gasta. 
Solução: Controlar o brilho da tela e deixar o aparelho bloqueado é uma saída para ajudar a não gastar tanta carga. Outra saída é utilizar temas mais escuros e papeis de paredes estáticos.

 

Já o usuário é um dos principais vilões do consumo da bateria do smartphone. Os celulares têm cada vez mais funções e, por isso, são utilizados o tempo todo. Uma pesquisa feita pela agência britânica Tecmark, em 2014, identificou que os usuários checam o celular, em média 2.000 vezes por semana. Quase 300 vezes por dia. Quem nunca desbloqueou a tela pra ver se tinha alguma notificação do WhatsApp?

 

Este é o Momento Ciência da Computação desta semana, pela Rádio URI FM.

 

 

 

Núcleo de Comunicação

URI- Santiago


Esta notícia foi visualizada 291 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157