Notícias

Saudades profª Rosane!

28/07/2016

Desde terça-feira, a alegria da Rádio da URI se perdeu. A energia acabou. O som estridente dos sertanejos, pops, rocks, reggaes, deu lugar a um som triste nas ondas da nossa rádio. Um som que lembra partida, que corta o peito.

 

Desde que assumimos a Rádio da URI, encontramos na professora Rosane Vontobel Rodrigues, pró-reitora de Ensino da URI, falecida na terça-feira em acidente de trânsito, um amparo, um porto seguro, pronta a nos ouvir, a enviar belas palavras à comunicação, a dar incentivo. Valorizou nossas individualidades, nossas subjetividades, nossos anseios. Foi gestora exemplar e uma ouvinte crítica e sensível.

 

Na hora da perda, passa tudo pela cabeça: o que será de nós agora; Partiu cedo demais;  Fatalidades da vida. Mas, logo lembramos dos seus ensinamentos. Ela falava sobre desafios, perseverança, esperança, profissionalismo. Ela citava poesias, porque este mundo louco, necessita de uma pitada de alma, esperança, redenção e sensibilidade.

 

Vamos sentir saudade das curtidas no face, dos comentários animados. Saudade dos encontros do vestibular da URI. Saudade da doçura nas palavras, da preocupação com o funcionário, da comunicação interna parabenizando-nos por algum ato, por menor que fosse.  Admirávamos muito a professora Rosane. Pela competência, perseverança, serenidade, equilíbrio, humildade. As vezes me pergunto se dissemos tudo isso a ela. Se a gente não disse, nossas melhores energias estão com ela neste momento.

 

Desejamos força à Reitoria, enlutada com a partida de uma gestora tão humana, aos campus e extensões da URI, pela perda irreparável de uma companheira de lutas, ao câmpus de Santiago em especial, de onde ela era oriunda, câmpus que ela ajudou construir. Desejamos força aos que estavam com ela no momento do acidente. Força, em especial, aos familiares, despedaçados, ainda incrédulos com o que o destino nos reserva.

 

Na entrevista que fizemos em março, ela comentou da saudade que sentia de Santiago, este pago hospitaleiro que a recebeu tão bem. Imagine a nossa saudade agora. Mas, se a vida é feita de encontros, desencontros, chegadas, partidas, vitórias, derrotas, que saibamos conviver com esta ausência, com esta saudade, com estas lembranças. Precisaremos seguir, nós, no caso Rádio da URI, defendendo ainda mais nosso projeto de emissora educativa, rumo a uma sociedade melhor. Pois, era isso que ela queria: pessoas melhores, pois são as pessoas que fazem instituições melhores, que fazem um mundo melhor.

 

Voltamos, aos poucos, com a nossa programação normal, afinal, mesmo de luto, a caminhada segue, as canções precisam animar nossos momentos e precisam fazer-nos refletir e os nossos microfones precisam absorver esta ausência e o fato de que nunca mais estará entre eles. De onde estiver, acredito que esteja torcendo por nós, que ficamos aqui, órfãos, mas, decididos a enfrentar a caminhada, andando conforme a música.

 

Terça, a vida deu uma pausa inesperada. Hoje, estamos apertando o play, para tocar este barco.  Ao lembrar de ti, viveremos nossos melhores flash backs. Que bom que fizeste parte da nossa trilha sonora.

 

Professora Rosane, em entrevista no mês de março

 

Saudades de toda equipe da Rádio da URI!

 

 

 

Núcleo de Comunicação


Esta notícia foi visualizada 254 vez(es).


Mais notícias

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática/NI
CSS xHTML
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 - Santiago/RS - 97700-000 - Fones: 0xx55 32513151 / 3251-3157